MENU
Ateliers em Almada

Almada ensina a plantar no Dia Mundial da Floresta

13 Março, 2015 • Redação • Destaque, Sociedade

Share Button

Para assinalar o início da Primavera e celebrar o Dia Mundial da Floresta, a Câmara Municipal de Almada preparou um programa de atividades, que vão decorrer entre 19 e 27 de março.

Eco-trocas, ateliês sobre construção de hortas em pequenos espaços, um mercado de produtos hortícolas e plantas mediterrânicas, horas do conto, distribuição de materiais pedagógicos em escolas, recolha de selfies e o lançamento de uma aplicação para telemóvel sobre o filme “Papel de Natal” são algumas das iniciativas programadas.

Nos dias 19 e 20 de março, na Casa Municipal do Ambiente, serão oferecidas árvores, arbustos e plantas aromáticas, típicas da flora portuguesa, a quem trouxer materiais recicláveis. Por exemplo, 10 embalagens de leite ou sumo podem ser trocadas por uma planta. A oferta de está limitada a duas plantas por munícipe.

No primeiro dia desta iniciativa, com inscrição prévia, entre as 14h30 e as 17h30, decorre o atelier “Uma horta na cidade” onde serão apresentadas noções básicas para a construção de uma horta num pequeno espaço na cidade, como uma varanda ou uma floreira.

Entretanto no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, Costa Caparica, dia 21 de março, durante a tarde, haverá uma oficina prática de introdução à construção de uma horta biológica num pequeno espaço na cidade.

No mesmo dia, junto ao Jardim Urbano, em S. João da Caparica, num mercado de rua vários produtores da região dão a conhecer o seu trabalho e produtos. Aqui encontra plantas mediterrânicas para o seu jardim ou varanda, produtos hortícolas, artesanato natural, pomadas medicinais, mel, compotas feitas com produtos locais, e muito mais.

Serão dadas noções básicas sobre práticas de horticultura biológica, substratos, transplantes, rega, ferramentas a utilizar, espécies vegetais recomendadas, consociações, principais pragas e doenças e como combatê-las. Esta iniciativa obriga a inscrições até ao próximo dia 17.

Entre as várias iniciativas programadas, para premiar os participantes na ação “Almada Reciclar para Plantar”, será oferecida uma lembrança especial às primeiras 50 fotografias que forem enviadas até dia 27 de março.

As fotos, tipo selfie, devem incluir a pessoa que plantou e a planta em si, ou as plantas adotadas em anos anteriores, que tenham sido preferencialmente plantadas no concelho de Almada.

 

Foto:DR

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

« »