MENU
restaurante_sushic_1

Associação de Hotelaria elogia restauração de Almada

21 Julho, 2014 • Humberto Lameiras • Destaque, Sociedade

Share Button

Os restaurantes Galeria e Sushic receberam o primeiro prémio no 10.º Concurso de Gastronomia do Concelho de Almada

“Em Almada existe qualidade no serviço de restauração”, afirmava o vice presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). Ernesto Santos dirigia-se, desta forma, aos proprietários dos restaurantes durante a cerimónia de entrega de prémios do 10.º Concurso de Gastronomia de Almada, ao mesmo tempo que os elogiava pela “boa vontade de participar nestas iniciativas numa época de crise”.

O responsável da associação lembrava ainda que tem existido um braço-de-ferro entre o Governo e o setor quanto à descida do IVA, mas começa a surgir uma luz ao fundo do túnel. Para além de “termos todos os partidos da oposição connosco, depois de muitas reuniões obtivemos a promessa do Governo de que irá baixar o IVA”.

O objetivo da AHRESP é a redução do IVA para “13 por cento”, porque a atual taxa (23 por cento) “é incomportável e muitos restaurantes não vão resistir”, afirmava Ernesto Santos.

restaurante Galeria

O restaurante Galeria recebeu o primeiro prémio Cozinha Regional Portuguesa

Entretanto os distinguidos entre os 30 restaurantes que, este ano, participaram no Concurso de Gastronomia de Almada foram o Galeria (Cova da Piedade) e o Sushic (Pragal), para além dos restaurantes que venceram nas categorias secundárias.

O restaurante Galeria convenceu o júri na categoria Cozinha Regional, sendo o segundo prémio entregue ao restaurante O Moinho Alentejano (Cova da Piedade) e o terceiro lugar ao restaurante Cabrinha (Cacilhas).

Na categoria Cozinha de Autor o primeiro lugar foi para o Sushic, que recebeu ainda o prémio pela qualidade de serviços e equipamentos, enquanto o segundo lugar foi atribuído ao Amarra Ó Tejo (Almada) e o terceiro prémio foi entregue ao restaurante Oh Carlos (Charneca da Caparica).

Além das duas grandes categorias a concurso, foram ainda distinguidos os restaurantes Sentido do Mar, com a melhor entrada/sopa, Amarra Ó Tejo, com o melhor prato, e Museu dos Sabores, com a melhor sobremesa.

Organizado pela Câmara de Almada, este concurso visa promover a qualidade e a diversidade da gastronomia do concelho, principalmente na vertente turística, um setor de “grande importância” para a estrutura económica do município, referia Joaquim Judas, presidente da Câmara de Almada, durante a cerimónia de entrega de prémios.

Para o presidente a restauração é determinante para impulsionar este setor, pelo que é necessário “promover a qualidade da oferta”, numa área também “exigente a nível cultural”. Daí a “diversidade” que o concurso de gastronomia pretende abranger até como “um desafio para que cada restaurante seja melhor de ano para ano”.

 Legenda: O restaurante Sushic foi o vencedor na categoria Cozinha de Autor, recebendo ainda o prémio pela qualidade de serviços e equipamentos

Artigos Relacionados

Uma resposta a Associação de Hotelaria elogia restauração de Almada

Deixe uma resposta

« »