MENU
comboio_fertagus_3

Comboio volta a conquistar passageiros

16 Abril, 2014 • Humberto Lameiras • Destaque, Sociedade

Share Button

Os utentes dos transportes públicos deram preferência ao comboio para as suas deslocações regulares, registando um crescimento na procura de 1,1 por cento no quarto trimestre do ano passado. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), este comportamento veio quebrar a tendência negativa que se verificava desde o segundo trimestre de 2011.

Durante este período de 2013 – de Outubro a Dezembro – foram transportados 32,4 milhões de passageiros, com as ligações interurbanas a registarem uma significativa evolução positiva de 6 por cento comparativamente aos trimestres anteriores, enquanto o tráfego suburbano se ficou por um ligeiro aumento de 0,5 por cento.

O estudo do INE aponta ainda que no ano transato o comboio registou menos 4,6 por cento de passageiros, o que mesmo assim é expressivo tendo em conta redução verificada entre 2011 e 2012 que se situou em menos 11,3 por cento. Já quanto ao transporte de mercadorias por ferrovia registou um decréscimo de 1,9 por cento.

Mas enquanto a procura volta a alinhar-se no transporte comboio, a travessia fluvial diminuiu 1,1 por cento no período em análise, o que se traduz em 6,1 milhões de passageiros. A exceção a estes resultados foi a carreira entre o Terreiro do Paço e o Barreiro que teve um aumento de 3,8 por cento, o que representa 2,5 milhões de passageiros e ultrapassa em 2,4 milhões o número de utentes que viajaram entre o Cais do Sodré e Cacilhas.

A análise do INE apurou ainda que entre as duas margens do Tejo a procura caiu 1,6 por cento no quarto trimestre, o que representa 5,9 milhões de passageiros. Quanto à travessia do Sado verificou-se uma quebra de 2,9 por cento.

No caso do metropolitano de Lisboa foi analisada uma descida de 8,5 por cento, portanto menos acentuada do que nos trimestres anteriores. Os indicadores globais referentes ao ano de 2013 decifram uma quebra de 12 por cento de passageiros, ou seja, 135,7 milhões. Já o metropolitano do Porto apontou um crescimento de 2,6 por cento totalizando 55,9 milhões de pessoas.

Artigos Relacionados

Uma resposta a Comboio volta a conquistar passageiros

Deixe uma resposta

« »