MENU
Costa da Caparica

Costa da Caparica recebe areias no final de junho

3 Junho, 2014 • Redação • Destaque, Sociedade

Share Button

A alimentação artificial das praias da Costa da Caparica começa no final de junho, avançou esta terça-feira o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva. A operação irá repor as areias arrastadas pelo mar durante as tempestades deste inverno, e implica um investimento de cinco milhões de euros.

O governante prevê que os trabalhos possam “estar concluídos em dois meses”, ou seja, um prazo que vem confirmar o receio manifestado, ainda em abril, pelo presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas, e pelo presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo Martins, de que algumas praias, principalmente as localizadas a norte da zona urbana, iriam passar ao lado do verão deste ano.

Na altura, a Agência Portuguesa do Ambiente previa que o concurso para o enchimento artificial do areal seria lançado no “início de maio”, mas só a 24 de abril foi publicada em Diário da República a autorização da verba que o ministro Jorge Moreira da Silva poderia usar na recuperação das praias norte (São João da Caparica).

Foi quando os autarcas suspeitaram que, contando com o tempo necessário para lançar o concurso, a obra iria cair em cima do verão. Porém, sempre assumiram que esta tinha de ser feita, apesar de José Ricardo Martins, em declarações ao Cidade Informação Regional, ainda tenha referido a hipótese do enchimento artificial ser executado em “setembro”.       

Contudo, o ministro do Ambiente mostra-se otimista e sublinha que uma parte das intervenções naquelas praias já está concluída, como o paredão, a pavimentação e a recuperação dos acessos à praia.

“Falta a alimentação artificial das praias, mas não se gasta, de ânimo leve, cinco milhões de euros que vêm dos nossos impostos, do erário público”, justifica. O ministro lembrou ainda que a carga de um milhão de metros cúbicos de areia a ser colocado nas praias, chegou a ter um orçamento superior em 20 por cento, mas o Governo “conseguiu reduzi-lo” para cinco milhões de euros.

Artigos Relacionados

Uma resposta a Costa da Caparica recebe areias no final de junho

Deixe uma resposta

« »