MENU
Fábrica da Pólvora Seixal

Ecomuseu promove conhecimento local

14 Janeiro, 2015 • Redação • Cultura, Destaque

Share Button

O Ecomuseu Municipal do Seixal agendou para o início do ano um conjunto de atividades que desafiam crianças e adultos para, em família, a adquirirem conhecimentos relacionados com a história local.

Já no próximo dia 16 de janeiro, pelas 18 horas, a proposta é visitar o Núcleo da Mundet e participar no ateliê Sextas às Seis para criar o seu próprio calendário para 2015.

Trata-se de retomar uma tradição da antiga Fábrica Mundet, em que o ateliê Fazer Calendários de Cortiça “pretende incentivar a criação de calendários originais com a utilização da cortiça, recorrendo também a processos tradicionais de composição e impressão tipográfica”, refere nota da autarquia.

No sábado, dia 17, o desafio é conhecer  o Circuito da Pólvora Negra. Neste dia a extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços abre portas para mais uma visita temática, que passa pelos edifícios das caldeiras e da máquina a vapor, datada de 1900, que estará em funcionamento. Também será possível visitar as oficinas de preparação das matérias-primas e de produção da pólvora negra.

No primeiro sábado de fevereiro, dia 7, pelas 9h45, será dado a conhecer o ecossistema na envolvente do Moinho de Maré de Corroios que confere a este espaço natural protegido uma grande importância biológica e ecológica, abrigando uma grande diversidade de aves, que vão poder ser observadas in loco nesta iniciativa. Será também proporcionada aos visitantes uma visita guiada ao Moinho de Maré.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

« »