MENU
escola Educação Almada

Escola de Educação de Almada vence concurso de ideias

19 Maio, 2014 • Redação • Ciência, Destaque

Share Button

O projeto “KomiSabe”, desenvolvido por uma equipa da Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento, de Almada, foi o vencedor do concurso de ideias IPS Junior Challenge 2014. O segundo lugar foi também para uma equipa deste estabelecimento de ensino, com o projeto “Selfirst”. Ao todo, concorreram a nível nacional trinta escolas secundárias e profissionais do país.

Joel Jerónimo, aluno e porta-voz da equipa que criou o “KomiSabe” – que consiste na criação e comercialização de ouriços e pepinos do mar em sistema de aquacultura –, encara esta vitória como um reconhecimento dos “dois meses em que vivemos este projeto”. Mas o mais positivo “acabou por ser a participação” e confidencia que a equipa “não estava à espera de ganhar o primeiro prémio”, mas apenas “adquirir experiência”.

Quanto ao segundo melhor projeto deste ano do Junior Challenge, o “Selfirst”, consiste numa pulseira eletrónica que permite a identificação mais eficaz da localização geográfica e dos sinais vitais das pessoas em operações de salvamento no mar. O terceiro lugar foi atribuído ao projeto “Lip Surf Shop”, uma marca solidária de produtos de surf, criada por uma das equipas participantes da Escola Profissional Profitecla Lisboa.

A cerimónia final da terceira edição deste concurso de ideias decorreu no Instituto Politécnico de Setúbal, onde o presidente instituto, Pedro Dominguinhos, realçou o “espírito empreendedor dos estudantes do ensino profissional e secundário, evidenciando um conjunto de ideias relacionadas com a economia do mar, com fortes potencialidades de serem implementadas na região de Setúbal”.

O IPS Junior Challenge 2014 desafiou durante cerca de seis meses a capacidade criativa de centenas de jovens do país, com o objetivo de fomentar e despertar nos participantes o espírito e a cultura empreendedora, bem como as suas aptidões para identificar e analisar oportunidades de negócio.

Foto: DR

Artigos Relacionados

Uma resposta a Escola de Educação de Almada vence concurso de ideias

Deixe uma resposta

« »