MENU
Maria Emília_Escola Charneca

Ex-presidente da Câmara de Almada elogia comunidade educativa

9 Outubro, 2014 • Humberto Lameiras • Destaque, Sociedade

Share Button

“Quando se ataca os professores está a comprometer-se o futuro de Portugal”, afirmava a ex-presidente da Câmara de Almada, Maria Emília Guerreiro Neto de Sousa, durante a cerimónia de batismo da Escola Básica da Charneca da Caparica com o seu nome. Para a ex-autarca, a escola é um barómetro dos tempos de hoje.

A decisão de fazer a ex-presidente patrono da mais recente e maior escola básica do concelho, foi tomada pelo atual executivo municipal e vereadores da oposição, como reconhecimento do trabalho feito por Maria Emília de Sousa na “coordenação deste grande processo de construção e consolidação da escola mais acessível e humana no concelho”, referia o atual presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas.

Na intervenção de agradecimento, Maria Emília de Sousa lembrou e elogiou o trabalho feito por todos os intervenientes do município na área da educação, ao mesmo tempo que referia que a escola “é o barómetro deste tempo de dificuldades”, nomeadamente, “através do aumento do número de refeições nos refeitórios”. E acrescentava: “Nunca se pode abandonar o estado social onde a escola tem de continuar a ser solidária, inclusiva e de qualidade”.

receção comunidade educativa_14Um caminho que o presidente Joaquim Judas promete prosseguir não perdendo de vista a “responsabilidade de bem gerir os dinheiros públicos”. Uma promessa feita na receção à comunidade educativa do concelho, que se seguiu à cerimónia de batismo da escola na Quinta de Santa Teresa.

O compromisso agradou à presidente da União Concelhia das Associações de Pais de Almada, Gina Oliveira, que realçou o apoio financeiro da autarquia nas refeições dos alunos, nomeadamente, em parte da verba para o pré-escolar, isto numa altura em que muitas famílias passam por dificuldade económicas.

O concelho de Almada conta com 40 escolas do 1º ciclo da rede pública, 44 refeitórios escolares e quase 7000 alunos no 1º ciclo e 1800 crianças do pré-escolar (ano letivo 2013/2014). Só nos últimos cinco anos foram inauguradas 10 novas escolas básicas, entre as quais a Escola Básica da Charneca, a maior de todo o concelho.

Com capacidade para 350 alunos, a Escola Básica Maria Emília Neto de Sousa tem 12 salas para o 1º Ciclo e três salas para a educação pré-escolar. Está ainda equipada com refeitório, cozinha, biblioteca escolar, sala polivalente/ginásio, recreio coberto, campos de jogos com equipamentos desportivos, zona de jogos lúdicos e uma horta pedagógica.

homenagem professores_set_14Entretanto, já este ano, a Câmara de Almada homenageou 32 professores que lecionaram no concelho e acabaram de se aposentar. “Os professores tiveram e têm um papel essencial na afirmação da nossa cidadania”, portanto “a aposentação o alargamento de um espaço de liberdade para continuarem a dar a seu contributo à comunidade”, afirmava o presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

« »