MENU
retratos_extremo

Extremo comemora duas décadas em palco

21 Março, 2014 • Redação • Cultura, Destaque

Share Button

O Teatro Extremo está a comemorar 20 anos com produções que chegaram a uma plateia de meio milhão de espectadores em vários palcos de Almada, e também a nível nacional e internacional

A companhia foi formada a 27 de março, Dia Mundial do Teatro, e nesta data o elenco leva a cena uma sessão extra da peça “Retratos”. Dia 29, pelas 16 horas, é inaugurada a exposição alusiva ao aniversário do Extremo que este ano realiza a 19º edição de “Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público” e estreia a sua 44.ª criação, “After Darwin” de Timberlake Wertenbaker.

O Extremo estreou-se com a peça “Os Infernos da Barca”, concebido para um público jovem e que esteve em cena seis anos. O enredo consistia na proposta de representação atualizada da obra “O Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente e adaptações de outros géneros de teatro, como o de Shakespeare e Brecht, o teatro musical que incluía um R.A.P., género musical que dava os primeiros passos em Portugal, para além do estilo teatro/dança, hoje muito comum no panorama nacional e que na altura era muito pouco visível.

Inicialmente sem instalações próprias, a companhia passou pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e por diferentes espaços de Almada, como o extinto estaleiro naval da Parry & Son onde realizou a primeira edição do festival “Sementes”. Atualmente o Extremo está sediado em sala própria na zona histórica da cidade, onde para além das suas produções acolhe criadores das mais diversas áreas artísticas.

A companhia, que desde a sua fundação estabeleceu como filosofia de trabalho uma estreita relação com o público jovem, tem direção artística de Fernando Jorge Lopes e conta com Rui Cerveira na direção do festival “Sementes” e Sofia Oliveira na direção de produção.

Ao longo destas duas décadas, o Teatro Extremo apresentou-se em palcos nacionais e também em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Inglaterra, Brasil, Cabo Verde e Índia. 

Foto: Vítor  Cid

Artigos Relacionados

Uma resposta a Extremo comemora duas décadas em palco

Deixe uma resposta

« »