MENU
apresentação Festa Avante_ago_14

Festa do Avante relembra 40 anos do 25 de Abril

27 Agosto, 2014 • Humberto Lameiras • Destaque, Política

Share Button

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, vai abrir a Festa do Avante com uma intervenção onde dará “resposta ao momento político atual” e apresentar ainda “as propostas de trabalho do partido para o próximo ano”, avançou Alexandre Araújo, do Secretariado do Comité Central, durante a apresentação do programa da 38.ª edição da grande festa dos comunistas, que vai decorrer nos dias 5, 6 e 7 de Setembro.

Uma edição que vai ter como tema central os 40 anos passados sobre o 25 de Abril, daí que o primeiro trecho musical a ouvir-se na Quinta da Atalaia seja o concerto para cravos e orquestra – Opus 40, pela Sinfonietta de Lisboa, às 21h30. “Creio não estar errado se disser que este concerto será uma estreia em Portugal”, comentava Rúben de Carvalho, membro do Comité Central do PCP, e principal rosto da organização da Festa do Avante.

Com um cartaz cultural que, como sempre, inclui géneros musicais para todos os gostos, Rúben de Carvalho ressalvou que uma das curiosidades deste ano é a atuação de músicos em parceria. “Vários artistas decidiram convidar outros para atuaram conjuntamente”, um dos casos é o de Paulo de Carvalho que convidou o próprio filho para estar em palco.

Com 250 eventos, a programação vai apresentar ao público várias exposições, filmes, documentários, teatro e debates. Para além da exposição no Espaço Central dedicada à Revolução do Cravos, onde pode ser visto o trabalho do fotógrafo Eduardo Gajeiro “40 fotos nos 40 anos do 25 de Abril”, este ano vai existir ainda um espaço dedicado ao centenário da I Grande Guerra Mundial. Quanto ao Espaço Ciência, este ano é dedicado à temática da sexualidade.

Do panorama musical de diversas nacionalidades que vai estar presente nos dez palcos da Festa do Avante, entre as bandas portuguesas vão estar os Buraka Som Sistema, Nu Soul Family com Marta Ren, Oquetrada, Jorge Palma, Sérgio Godinho, Júlio Pereira, A Naifa com Simone de Oliveira, Vitorino e Ana Deus, Diabo na Cruz, Kumpania Algazarra, Samuel, Luísa Basto, Camané, para além de muitos outros.

Os bilhetes para os três dias já estão à disposição do público desde abril, por 21 euros. À porta do recinto da “Festa de Abril” o bilhete tem um custo de 32 euros.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

« »