MENU
fragata-d-fernado-e-gloria

Fragata D. Fernando II e Glória

25 Junho, 2014 • Humberto Lameiras • Lazer

Share Button

Representando épocas distintas, a Fragata D. Fernando II e Glória e o Farol, constituem um importante núcleo museológico da Marinha e uma oportunidade de projecção cultural do concelho de Almada e em particular de Cacilhas.

A Fragata D. Fernando II e Glória, foi o último grande navio que os estaleiros do antigo Arsenal Real de Marinha de Damão construíram para a Marinha Portuguesa.

A viagem inaugural, de Goa para Lisboa, teve lugar em 1845. Durante 33 anos em que navegou, esta fragata percorreu cerca de 100 mil milhas, correspondente a quase cinco voltas ao mundo.

No século XX, em meados dos anos 40, não estando já em condições de ser utilizada pela Marinha, iniciou uma nova fase na sua vida, passando a servir como sede da “Obra Social da Fragata D. Fernando”, criada para recolher rapazes oriundos de famílias de fracos recursos económicos, que ali recebiam instrução escolar e treino de marinharia.

Em abril de 1963, foi destruída em grande parte por um incêndio, tendo permanecido ao longo de três décadas “encalhada” no Mar da Palha.

Após os trabalhos de recuperação terem terminado, e depois da sua presença na Expo ´98, esta fragata atracou na doca nº 2 da Ex-Parry&Son, em Cacilhas.

. Atualmente, pode visitar esta embarcação de quatro andares com recurso a um sistema sonoro de audioguia que lhe conta toda a sua história

O rigor histórico e visual deste barco foi realizado com grande minúcia, uma vez que a estrutura da fragata foi replicada com base nos desenhos originais, as louças da Vista Alegre são exemplares produzidos nessa época e a mobília de alguns espaços, como a sala do Comandante, são originais daquele tempo.

Venha até Cacilhas descobrir um pouco mais da história náutica de Portugal e marque a sua visita através do 91 784 11 49.

Artigos Relacionados

Uma resposta a Fragata D. Fernando II e Glória

Deixar uma resposta

« »