MENU
Lagoa Albufeira_2

Lagoa de Albufeira “volta” ao mar

2 Julho, 2014 • Redação • Destaque, Sociedade

Share Button

A Lagoa de Albufeira vai reabrir ao mar na próxima sexta-feira, informa a Câmara de Sesimbra, que relembra que esta é a terceira tentativa, este ano, para manter a ligação entre a Lagoa e o oceano, operação fundamental para regenerar as águas interiores, preservar uma zona de grande relevância em termos ambientais e garantir a qualidade das águas para a prática balnear”.

A operação foi suportada financeiramente pela Câmara apesar da mesma ser “da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente”, refere nota de imprensa da autarquia. “É a Câmara Municipal de Sesimbra que tem garantido a abertura, com recurso ao orçamento municipal”.

“Nos últimos anos a intervenção tem sido dificultada pelo assoreamento da chamada “Boca da Lagoa”, que não permite que o canal se mantenha aberto por muito tempo, obrigando a intervenções consecutivas. Este ano, por exemplo, a Lagoa foi aberta pela primeira vez no equinócio da primavera, como é tradição, mas pouco tempo depois voltou a fechar”.

A autarquia afirma que “reabriu o canal novamente em maio, mas mais uma vez, o grande volume de areias anulou a ligação. Estes trabalhos representam, até ao momento, uma verba de 20 mil euros do orçamento municipal, numa ação da responsabilidade do Estado, sem que haja qualquer contrapartida financeira ou logística para o município”.

Refere ainda a mesma nota de imprensa que a Câmara “alertou por várias vezes, sem sucesso, as entidades competentes para a necessidade de se proceder a um desassoreamento para evitar situações como as que ocorreram na última semana de junho, quando a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo declarou, por três dias, a interdição da prática balnear, pelo facto de a qualidade das águas poder pôr em risco a saúde pública”.

Entretanto, após a notícia desta interdição, a Câmara Municipal voltou a contactar a Agência Portuguesa do Ambiente, insistindo na “necessidade de uma intervenção de desassoreamento de maior vulto, obtendo da APA o compromisso de programação dessa intervenção no âmbito do novo quadro comunitário de apoio”.

 

Foto: DR

Artigos Relacionados

Uma resposta a Lagoa de Albufeira “volta” ao mar

Deixe uma resposta

« »