MENU
600x338_2706-manuscript-portuguese

Língua portuguesa faz hoje 800 anos

27 Junho, 2014 • Redação • Cultura, Destaque

Share Button

A língua portuguesa faz hoje, 27 de junho, 800 anos, e é tida como a mais falada do hemisfério sul e a quarta em todo o mundo. A data foi assinalada hoje no Padrão dos Descobrimentos, numa cerimónia onde participaram escritores de todos os países que se exprimem na língua de Camões, embaixadores e representantes dos oito países de língua oficial portuguesa.

“Na era da globalização, falar português, uma das grandes línguas globais do planeta, que partilha e põe em comum culturas da Europa, das Américas, de África e da Ásia e Oceânia, com centenas de milhões de falantes em todos os continentes, é um imenso património e um poderoso veículo de união e progresso”. Lê-se no Manifesto 2014 que foi subscrito por 50 personalidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A data de 27 de Junho foi escolhida pelos promotores do manifesto, o deputado José Ribeiro e Castro e o editor João Pinto, por marcar o dia de 1214 em que foi assinado em Coimbra o Testamento do rei D. Afonso II (na foto), considerado o mais antigo documento régio escrito em português. As comemorações decorreram em Lisboa e Macau.

 

Foto: DR

Artigos Relacionados

Uma resposta a Língua portuguesa faz hoje 800 anos

Deixe uma resposta

« »