MENU
Reivindicação dos estudantes entre 1960 e 1990

Lutas estudantis no Fórum Romeu Correia

18 Março, 2015 • Redação • Cultura, Destaque

Share Button

Trinta anos da história das reivindicações dos estudantes vão ser relembrados no Fórum Municipal Romeu Correia através da exposição “E agora somos nós! As lutas estudantis nos anos 1960 e 1990”.

Uma mostra que será inaugurada dia 20 de março, às 17h30.

A exposição, que integra a Quinzena da Juventude 2015, foca a resistência e a reivindicação, como uma ação coletiva entre os períodos de maior contestação, décadas de sessenta e noventa, com os estudantes a exigirem a melhoria da qualidade do ensino e o seu acesso a todas as condições sociais.

Após a inauguração da exposição realiza-se o colóquio «E agora somos nós! As lutas estudantis: ontem e hoje», no qual participam Sérgio de Sousa (advogado e escritor), Manuela Bernardino (presidente da Comissão Pró-Associação dos Estudantes do Ensino Liceal, em 1965) e André Janeco (presidente da ABIC – Associação dos Bolseiros de Investigação Científica).

Ambas as iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal de Almada, em conjunto com as associações, grupos informais e jovens do concelho.

No dia 27 de março, a partir das 21 horas, é apresentado o documentário, com o mesmo nome da exposição, onde participa um conjunto de testemunhos de pessoas que estiveram nas lutas estudantis nas décadas de 1960 e 1970 e após o 25 de Abril de 1974. Segue-se a conferência/debate: «E agora somos nós! Em defesa da escola pública» com a presença de Pedro Filipe, Ana Pato, Filipa Costa e Bruno Neves, dirigentes associativos estudantis ao longo das últimas décadas.

 

Foto:DR

Artigos Relacionados

Deixar uma resposta

« »