MENU
Share Button

Com uma área de cerca de 338 hectares e com uma enorme diversidade de fauna e flora e de espécies protegidas, a Mata dos Medos é um dos pontos do concelho onde se constata a beleza da Natureza numa interação única com o meio ambiente envolvente. 

O mesmo espaço, por se tratar de um espaço único, necessita de cuidados acrescidos no que diz respeito à sua preservação e manutenção. 

Por se tratar de um espaço de grande afluência, mais concretamente na época estival, há uma necessidade redobrada nos cuidados com a sua utilização, sob pena de colocarmos em perigo iminente essa mesma preservação tendo em conta o numero considerável de visitantes que procuram a Mata dos Medos, vindos não só do concelho de Almada, como das mais variadas localidades, em busca dos prazeres que a Natureza pode proporcionar no concelho. 

Desta forma, e porque a proteção do meio ambiente foi, desde sempre, uma preocupação por parte do CDS-PP Almada, as questões que tenham a ver com a sua preservação foram também debatidas em reunião com a Proteção Civil de Almada e com as corporações de bombeiros do concelho de Almada, onde se ficou a saber quais os meios disponíveis para minimizar possíveis problemas que possam levar à destruição de tão ilustre património natural.

O CDS-PP Almada há muito que vem alertando para a abertura de uma secção de bombeiros na freguesia da Charneca da Caparica/Sobreda, por se tratar de uma localidade com uma vasta área de espaços verdes”.

Para o CDS-PP Almada, muito além das medidas de combate a incêndios e de intervenção rápida que esta zona deve comportar, a sensibilização e a educação deve num primeiro nível, ser a grande aposta para que o cidadão possa estar consciencializado para a preservação destes espaços fundamentais não só de lazer, mas também como meio indispensável da vida humana.

A sensibilização e a (re)educação conjugada com os meios disponíveis para o combate a incêndios devem ser prioridades de quem tem sobre mãos a preservação deste pulmão do concelho de Almada, rejeitando quaisquer tentativas de atrocidades que possam levar à sua total ou parcial destruição, como foi recentemente a tentativa de construção dos Parques de Campismo por parte da câmara de Almada que, felizmente, e com a oposição do CDS-PP, não se veio a concretizar. 

Acresce ainda, e para que a rapidez de intervenção neste espaço seja mais rápida e com melhor prontidão, o CDS-PP Almada há muito que vem alertando para a abertura de uma secção de bombeiros na freguesia da Charneca da Caparica/Sobreda, por se tratar de uma localidade com uma vasta área de espaços verdes reconhecendo contudo, todos os esforços e dedicação por parte dos bombeiros que têm intervenção nestas áreas. 

 

Luís Delgado

Membro do Pelouro de Segurança e Proteção Civil da Concelhia do CDS-PP Almada 

Artigos Relacionados

Uma resposta a Mata do Medos – O Pulmão de Almada

Deixe uma resposta

« »