MENU
O projeto-piloto irá abranger 13 centros de saúde de Lisboa -Vale do Tejo e Alentejo

Monte Caparica estreia programa de saúde oral do SNS

14 Setembro, 2016 • Humberto Lameiras • Destaque, Sociedade

Share Button

A Unidade de Saúde Familiar do Monte Caparica foi a primeira a receber o projeto-piloto de medicina dentária que o Governo incluiu no Serviço Nacional de Saúde. O consultório foi inaugurado ontem pelo secretário de Estado de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e faz parte de um programa que vai abranger 13 unidades de saúde que passam a ter um médico dentista e um assistente.

O governante prevê que até final de setembro o espaço dedicado à saúde oral estará a funcionar nas restantes unidades que integram este projeto, localizadas na Região de Lisboa e Vale do Tejo e na do Alentejo.

Nesta fase será dada prioridade aos doentes considerados mais vulneráveis, casos dos que padecem, por exemplo, de problemas cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias ou outras patologias consideradas crónicas. Quanto ao custo por estas consultas, refere o secretário de Estado Adjunto e da Saúde que será igual à taxa moderadora.

Pelas contas de Fernando Araújo, os 13 médicos dentistas contratados para este projeto-piloto vão dar resposta aos “cerca de 250 doentes que, diariamente”, vão procurar esta especialidade nos centros de saúde. As pessoas querem “rapidamente ter os seus problemas de saúde oral resolvidos”, refere, daí o esforço para que até ao fim deste mês o programa esteja instalado.

Para o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, são os utentes do Serviço Nacional de Saúde quem mais beneficia em “haver médicos dentistas a trabalhar de forma integrada com outros profissionais de saúde, particularmente aqueles que fazem parte da população economicamente desfavorecida e portadora de várias doenças crónicas”.

 

Foto: DR

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

« »