MENU
O Povo saiu à rua

“O Povo saiu à rua” no Museu da Cidade

6 Maio, 2014 • Redação • Cultura, Destaque

Share Button

“O Povo saiu à rua: revoltados e revolucionários”, é o tema de uma exposição que vai estar patente no Museu da Cidade a partir de 10 de maio, até outubro.

Esta mostra, com inauguração às 18 horas, inclui o lançamento do selo dos correios comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, e assinala alguns momentos vividos pela resistência em Almada através dos testemunhos dos homens e mulheres que, durante décadas, lutaram pela liberdade, e o despontar da experiência democrática posterior à revolução.

A exposição conjuga o antes e depois da revolução de Abril, sublinhando a centralidade do espaço público como espaço coletivo de liberdade, e as manifestações pela reivindicação dos direitos fundamentais consagrados na Constituição de 1976: liberdade, igualdade, dignidade, trabalho, saúde, educação.

A primeira parte da exposição foca os anos entre 1933 e 1974, através de acontecimentos de rutura em Almada com greves, grandes manifestações e campanhas eleitorais, num quadro político de limitação dos direitos cívicos e humanos.

O segundo núcleo da exposição centra-se na participação cívica nos primeiros dias em liberdade, com as grandes manifestações públicas no concelho de Almada em abril e maio de 1974, até às primeiras eleições democráticas em 1975 que deram origem à Constituição.

Neste evento será lançado o selo dos correios comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril.

A exposição, que vai estar aberta de terça-feira a sábado, proporciona ainda visitas guiadas específicas para públicos adultos e ateliês para grupos organizados a partir do 1.º ciclo.

 

Foto: DR

Artigos Relacionados

Uma resposta a “O Povo saiu à rua” no Museu da Cidade

Deixe uma resposta

« »