MENU
areias Costa da Caparica

Obra das areias já chegou à Costa da Caparica

2 Julho, 2014 • Redação • Destaque, Sociedade

Share Button

As obras para o enchimento artificial de areias de sete praias da Costa da Caparica já começaram e vão durar até ao final de Agosto. Os proprietários dos concessionários fazem contas a milhares de euros de prejuízos, enquanto os banhistas interrogam-se por as obras terem começado precisamente no pico da época balnear.

Os trabalhos de soldadura dos cerca de 700 metros de tubagens que vão estender-se das praias até às dragagens no mar para o enchimento com areias começaram esta quarta-feira, na Praia da Saúde e, pelo plano de obras da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), na próxima semana o areal começa a ser recomposto.

“Estas obras, por razões técnicas, têm de ser feitas na época balnear”, afirma Nuno Lacasta, presidente da APA. Contudo, a frente atlântica entre a Praia da Saúde e a do Bar Sol Nascente não irá ficar continuam ente interdita aos banhistas até finais de Agosto, uma vez que os trabalhos serão executados por secções de Sul para Norte.

“Não fechamos as praias todas ao mesmo tempo”, o enchimento com areias “será feito por troços, devendo demorar entre uma semana a dez dias em cada praia”, explica o presidente da APA. “As pessoas podem começar a frequentar as praias conforme as obras passarem para o troço seguinte”, acrescenta.

Para o presidente da Câmara de Almada este acaba por ser o prazo possível para a reposição do areal, uma vez que o Governo demorou mais tempo do que o esperado para libertar a verba para esta obra, 7 milhões de euros. “Estava previsto que a obra estivesse concluída a 21 de junho”, lembra Joaquim Judas. Mas perante os factos, e porque a frente urbana da Costa da Caparica foi devastada pelo mar neste inverno, “temos de ter alguma compreensão”, comenta.

Artigos Relacionados

Uma resposta a Obra das areias já chegou à Costa da Caparica

Deixe uma resposta

« »