MENU
Porto de Sines_homenagem Eugénio Borralho

Porto de Sines reconhece estratégia de Eugénio Fialho Borralho

21 Dezembro, 2014 • Redação • Destaque, Economia

Share Button

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), homenageou o economista Eugénio Fialho Borralho, que presidiu esta estrutura portuária entre outubro de 1993 e maio de 2002.

Na cerimónia que decorreu no âmbito das comemorações do aniversário do Porto de Sines, foi descerrada a placa toponímica que atribui o nome de Eugénio Borralho à via portuária de acesso ao Terminal XXI.

“A importância do desempenho do Dr. Eugénio Borralho tinha de ser assinalada e celebrada pela APS. O seu sonho de ter um grande Terminal de Contentores em Sines tomou forma, ganhou sustentação e concretizou-se”, afirmou o presidente do conselho de administração da APS, João Franco.

“Hoje somos o maior porto de carga a nível nacional, um dos quatro maiores da Península Ibérica, um dos vinte maiores da Europa e um dos cem maiores do mundo”, acrescentou.

A opção de estruturar uma estratégia de crescimento para esta infraestrutura portuária foi apontada por Eugénio Borralho ao lembrar que “em 1998 os recursos eram abundantes e só havia duas opções, fazer uma gestão tranquila e folgada ou pensar no futuro e no desenvolvimento do porto, nomeadamente através da aposta nas áreas de carga geral e contentorizada.

A decisão foi “avançar com o investimento nos terminais multipurpose e de contentores, hoje conhecidos por TXXI e em 2003 tínhamos tudo praticamente fechado com a PSA para dar início à concessão do novo Terminal”, realçou o ex-presidente da APS.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

« »