MENU
porto de sines

Porto de Sines ultrapassa concorrência ibérica

11 Abril, 2014 • Redação • Destaque, Economia

Share Button

O Porto de Sines movimentou 8,2 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros três meses de 2014, o que corresponde a um aumento de 6,5 por cento em relação ao mesmo período do ano transato.

Na carga contentorizada foram movimentados 271.210 TEU entre Janeiro e Março, representando uma operação média mensal de mais de 90 mil TEU e a uma variação homóloga trimestral de 43,3 por cento. Segundo a administração desta infraestrutura portuária, este foi “o melhor crescimento da Península Ibérica em contentores, sendo um índice de crescimento superior aos seus principais concorrentes, Valência, Algeciras e Barcelona.

Os indicadores da administração portuária apontam que a “evolução global do Porto de Sines esteve associada à subida do segmento da carga geral que cresceu 36,5 por cento, compensando a diminuição na movimentação nos granéis líquidos, já prevista devido à paragem para manutenção técnica da Refinaria de Sines”.

Os granéis sólidos registaram também um ligeiro decréscimo devido à diminuição de importação de carvão. Ainda assim, “foi o melhor trimestre de sempre em tonelagem de mercadorias movimentadas”, infere fonte da administração do Porto de Sines.

Neste primeiro trimestre foram operados 478 navios, correspondendo a um aumento de 15,7 por cento, em comparação com o mesmo período de 2013.

Estes índices “demonstram o crescimento sustentado desta infraestrutura portuária, o qual deve ser associado ao empenho de toda a comunidade portuária em potenciar o desenvolvimento do Porto de Sines”, comenta a mesma fonte.

foto: DR

 

Artigos Relacionados

Uma resposta a Porto de Sines ultrapassa concorrência ibérica

Deixe uma resposta

« »