MENU
Dentista_do_bem

Seixal quer implementar Dentista do Bem

8 Abril, 2014 • Redação • Destaque, Sociedade

Share Button

A Câmara Municipal do Seixal (CMS) pretende implementar no concelho o projeto Dentista do Bem, um projeto de voluntariado criado pela organização não governamental brasileira Turma do Bem, que conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem nos seus consultórios crianças e jovens carenciados, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até aos 18 anos.

Com o objetivo de sensibilizar médicos dentistas do concelho do Seixal a aderirem a este projeto, a CMS promove amanhã, dia 9 de abril, às 14h30, no Auditório dos Serviços Centrais da autarquia, uma sessão de apresentação do Dentista do Bem, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Saúde.

A iniciativa contará com a presença da vereadora da autarquia, Corália Loureiro, do diretor do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, Luís Amaro, da diretora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia, e da representante da Organização Não Governamental Dentista do Bem, Camila Carcinelli.

Em Portugal desde 2010, por iniciativa da Fundação EDP e com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian, a rede de voluntários do projeto Dentista do Bem conta já com 450 médicos disponíveis para prestar tratamentos odontológicos gratuitos, tendo permitido que mais de 1200 crianças e jovens recebessem, ou se encontrem a receber, tratamentos. Atualmente, é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com cerca de 15 mil dentistas voluntários.

Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, o que é determinado por uma triagem realizada em escolas da rede pública ou instituições sociais. Jovens e crianças com problemas bucais graves, os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento.

Artigos Relacionados

Uma resposta a Seixal quer implementar Dentista do Bem

Deixe uma resposta

« »