MENU
Gil Peñalosa e Konrad Otto-Zimmerman, possuem uma visão inspiradora de como devem ser desenvolvidas e transformados os espaços urbanos, para serem acessíveis a todos

Semana da Mobilidade traz a Almada especialistas internacionais

15 Setembro, 2016 • Redação • Destaque, Sociedade

Share Button

De 16 a 22 de setembro, Almada recebe mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade. Trata-se da maior campanha global de sensibilização sobre mobilidade urbana sustentável, que vai decorrer em milhares de cidades de todo o mundo.

O objetivo é debater, promover e divulgar formas mais eficientes e saudáveis de nos deslocarmos e vivermos as cidades, criando momentos de reflexão sobre medidas que favoreçam hábitos de mobilidade urbana e novas formas de planear a cidade, mais amigas das pessoas e do Planeta.

Um dos destaques da Semana Europeia da Mobilidade na cidade de Almada é o Fórum Global Ecomobilidade – “Reiventar a Mobilidade Urbana” que se realiza amanhã, 16 de setembro, entre as 9h30 e as 13 horas, no Teatro Municipal Joaquim Benite (Almada), onde vão intervir dois pensadores e especialistas mundiais sobre questões de mobilidade. Gil Peñalosa e Konrad Otto-Zimmerman, possuem uma visão inspiradora de como devem ser desenvolvidas e transformados os espaços urbanos, para serem acessíveis a todos.

O fórum que contará na sessão de abertura com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, é organizado pela Câmara Municipal de Almada, Agência Municipal de Energia de Almada, Câmara Municipal de Lisboa e EcoMobility Alliance.

“O objetivo será debater e lançar alguma luz sobre a resolução de problemas quotidianos como congestionamento, poluição do ar e sonora, elevado consumo de energia, emissões de CO2, apropriação excessiva do espaço público pelo automóvel e sinistralidade rodoviária. Os dois especialistas internacionais irão apresentar soluções inovadoras para responder  a estas questões, partilhando exemplos de diferentes cidades de todo o mundo que foram redesenhadas para uma escala mais humana com áreas de estadia, prioridade aos modos suaves de transporte, entre outras medidas”, adianta a organização.

Neste evento será ainda assinado o Manifesto “Menos um Carro” que marca o alargamento desta iniciativa além da cidade de Lisboa. O projeto “Menos um Carro” será apresentado pelo presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, que irá partilhar informação, sensibilizar e motivar os cidadãos a repensar a forma como olham para o transporte público, a bicicleta e o veículo privado.

Durante a Semana Europeia da Mobilidade, o programa vai incluir várias iniciativas como as Viagens a Troco de Lixo, sessões da Plataforma Local Almada Clima dedicadas à mobilidade, uma maratona fotográfica, e outras atividades promotoras da bicicleta como alternativa de transporte na cidade.

 

Foto: DR

Artigos Relacionados

Deixar uma resposta

« »