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Com o objetivo de alcançar a nossa visão, “prestar um serviço de excelência”, a Santa Casa da Misericórdia de Almada tem vindo a desenvolver o seu sistema de gestão da qualidade de uma forma faseada, mas consistente e integrada.

No passado dia 2 de abril, foram certificadas mais 3 respostas sociais, globalizando um total de 13 respostas sociais/serviços.

Assim, a Santa Casa da Misericórdia de Almada tem, neste momento, certificadas as seguintes respostas sociais/serviços:

– Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia de S. Lázaro;

– Creche do Centro Social da Trafaria;

– Creche, Centro de Dia e Convívio do Centro Integrado Arco-íris;

– Creche Familiar;

– Serviço de Apoio Domiciliário;

– Lar de Infância e Juventude;

– Cantina Social;

– Espaço Santa Casa;

– Gabinetes de Inserção Profissional;

– Centro de Recursos de Ajudas Técnicas

Esta certificação assenta em dois referenciais reconhecidos, NP ISO 9001:2008, aplicável a todo o seu âmbito de certificação e os modelos de avaliação da qualidade da Segurança Social, aplicável às respostas tipificadas.

O crescimento em segurança do nosso sistema permite mais confiança e maior conforto aos nossos utentes e colaboradores, através da consolidação de práticas que visam, acima de tudo, a satisfação dos interesses e necessidades específicas de cada utente/família.

O crescimento em segurança do nosso sistema permite mais confiança e maior conforto aos nossos utentes e colaboradores, através da consolidação de práticas que visam a satisfação dos interesses e necessidades específicas de cada utente/família”.

O estadio a que chegamos resulta de grande empenhamento de toda a organização. Foi preciso que tanto a estrutura dirigente de topo, a Mesa Administrativa – Provedor e cada um dos outros membros, como a estrutura dirigente executiva e todos (mesmo todos) os trabalhadores da instituição se motivassem para este desafio e vissem nele não só um meio eficaz de garantir uma melhor prestação de serviço aos utentes, mas também uma forma gratificante de relacionamento emocional com o trabalho, garantindo igualmente a sustentabilidade da Instituição.

Chegamos aqui com muita dedicação e empenho, e é gratificante constatar que na auditoria de 1, 2 e 3 de abril não se tenha identificado nenhuma “não conformidade”.

A eficácia dos referenciais normativos em uso, têm permitido o desenvolvimento de ações de benchmarking interno e externo, que procuram diariamente a melhoria dos serviços, a constante preocupação com a deteção e implementação de medidas preventivas nas diferentes áreas e a diminuição progressiva de ocorrências/não conformidades e reclamações.

Tendo em conta que a melhoria contínua é uma forma estruturada de aprender, tem sido uma preocupação diária da nossa Organização crescer através de pequenas mudanças mas frequentes, permitindo um amanhã um pouco melhor que ontem e que hoje.

Porque acreditamos que a Qualidade é um caminho que se faz caminhando, e que só resulta se for para todos e envolvendo todos com a mesma intensidade, sentimos que agora a força de realizar é maior que o medo de errar.

 

Carla Gonçalves

Diretora Técnica e responsável do Sistema de Gestão da Qualidade da Santa Casa da Misericórdia de Almada

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