MENU
Teresa Gafeira (Elmira) e Marques D'Arede (Tartufo)_1

Tartufo estreia no Teatro Joaquim Benite

26 Fevereiro, 2014 • Redação • Cultura

Share Button

Tartufo, de Molière, é a mais recente criação da Companhia de Teatro de Almada. Com estreia a 7 de Março, a peça encenada por Rogério de Carvalho estará em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite até 30 de Março.

Esta é a terceira vez que Rogério de Carvalho dirige Tartufo, uma das obras mais importantes do dramaturgo francês, que foi obrigado a reescreve-la várias vezes até que a sua representação fosse autorizada.

Com esta comédia séria, Molière pretendia retratar os vários impostores do Mundo, e um escândalo que rebentou numa sociedade beata que se viu refletida impiedosamente no texto. A atualidade desta peça tem-na levado a vários palcos do mundo representada pelas mais importantes companhias de teatro.

Tartufo estreou em Paris em 1664 e, embora tenha agradado ao público e ao rei, a oposição da Igreja Católica e da Companhia do Santo Sacramento foi imediata e contundente, a ponto do arcebispo de Paris chegar a ameaçar com a excomunhão todos aqueles que vissem, representassem ou lessem o texto. As apresentações públicas foram proibidas até 1669.

Foto: Rui Carlos Mateus

Artigos Relacionados

Uma resposta a Tartufo estreia no Teatro Joaquim Benite

Deixe uma resposta

« »