MENU
Barreiro_Terminal de Contentores

Terminal traz presidente do Porto de Santander ao Barreiro

5 Março, 2015 • Redação • Destaque, Sociedade

Share Button

O Presidente do Conselho de Administração do Porto de Santander, José Joaquín Martínez Sieso, vai estar no Barreiro para conhecer e debater matérias relacionadas com o projeto do novo Terminal de Contentores de Lisboa, que está previsto construir neste concelho da margem sul.

Esta visita, agendada para 9 de março, decorre poucos dias depois do ministro da Economia, Pires de Lima, ter anunciado o apoio do Governo ao projeto da Administração do Porto de Lisboa (APL) que pretende construir o novo Terminal de Contentores no Barreiro.

Segundo tem sido noticiado, o plano da APL prevê ainda a recuperação do Terminal do Seixal, um Terminal de Cruzeiros e Marina do Tejo na margem norte e ainda abrir a navegabilidade do rio até Castanheira do Ribatejo.

O concurso público internacional deverá ser aberto no início de 2016, sendo que o Terminal do Barreiro, gerido com recurso ao investimento privado, já poderá ser uma realidade em 2020, sendo de esperar que a globalidade do projeto esteja concluída em 2025.

O projeto foi apresentado ao ministro pela presidente do conselho de administração da APL, Marina Ferreira, numa cerimónia onde esteve o secretário de Estado dos Transportes e os presidentes das câmaras do Barreiro e Seixal, Carlos Humberto e Joaquim Santos, respetivamente.

Este plano, que tem merecido a aceitação das duas autarquias pelo desenvolvimento que promete projetar, foi submetido a Bruxelas para apoio de fundos europeus ao aprofundamento dos estudos sobre o investimento portuário. A candidatura ascende a cerca de sete milhões de euros.

 

Foto: CMB

Artigos Relacionados

Deixar uma resposta

« »