MENU
Tocha da Liberdade e da Paz

Tocha da Liberdade e da Paz passa por Almada

3 Fevereiro, 2015 • Redação • Destaque, Sociedade

Share Button

A Tocha da Liberdade e da Paz vai percorrer no dia 10 de fevereiro, terça-feira, as 11 freguesias do concelho de Almada. O município almadense associa-se assim à celebração dos 70 anos do fim da II Guerra Mundial (1939-1945) que se assinala este ano.

A Tocha da Liberdade e da Paz tem vindo a percorrer diversos concelhos de Portugal e países da Europa, homenageando os resistentes que se bateram pela libertação dos seus países e do mundo. Uma iniciativa que vai decorrer entre 29 de janeiro e 15 de fevereiro.

O convite ao Município de Almada partiu da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) que aderiu à iniciativa da Federação Internacional de Resistentes.

A cerimónia oficial de receção da Tocha da Liberdade e da Paz será às 10 horas no edifício dos Paços do Concelho, fazendo depois percurso pelas 11 freguesias do concelho, com passagem por escolas, coletividades e instituições.

À noite, a partir das 21 horas, o Fórum Municipal Romeu Correia recebe a cerimónia oficial de encerramento da passagem da Tocha da Liberdade e da Paz por Almada.No final é apresentado o espetáculo As Canções de Brecht, com Luís Madureira e Teresa Gafeira.A entrada é livre.

No dia 7de fevereiro, pelas 15 horas, a Tocha da Liberdade e da Paz vai passar pelos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, altura em que será inaugurada a exposição 70.º Aniversário do Fim da II Guerra Mundial e da Vitória sobre o Nazi-Fascismo.

No mesmo dia o Ciclo Cinema Liberdade apresenta a primeira parte do filme 1900 (Novecento), de Bernardo Bertolucci, às 21.30 horas, no Auditório Municipal. A exibição da segunda parte do filme terá lugar no dia 13 de fevereiro, às 21.30 horas, no mesmo local.

No dia 9 de fevereiro será a vez do concelho de Palmela acolher a Tocha da Liberdade e da Paz.

 

Foto:DR

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

« »