MENU
Terminal Fluvial do Terreiro do Paço

Visita guiada revela Terminal Fluvial do Terreiro do Paço

6 Outubro, 2014 • Redação • Cultura, Destaque

Share Button

O Terminal Fluvial do Terreiro do Paço vai ser visto com outro olhar através de uma visita guiada aberta ao público, no próximo dia 11 de outubro às 11h e às 12h30.

A visita a este edifício do Grupo Transtejo, considerado de grande valor arquitetónico e cultural da cidade de Lisboa, está inserida na 3ª edição do LISBOA OPEN House, organizada pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, a 11 e 12 deste mês, e pretende dar a conhecer, gratuitamente, 70 espaços de referência da capital.

A visita ao Terminal Fluvial do Terreiro do Paço, presente desde a 1ª edição desta iniciativa de âmbito internacional, contará com os testemunhos dos arquitetos e artistas responsáveis pela obra do atual terminal, Mafalda Lacerda, do Atelier Daciano da Costa e Rita Almada, CAN RAN.

Construído 1931, da autoria de Cottinelli Telmo, este edifício foi sempre conhecido como a Estação Sul e Sueste e serviu os passageiros da ligação ferroviária com o Sul até 1999, ano em que os comboios da Fertagus passaram a atravessar a Ponte 25 de Abril.

O novo Terminal da Transtejo inaugurado em setembro de 2011, veio aumentar a capacidade e a intermodalidade deste importante interface de transportes e distingue-se pela fachada que homenageia as estilizações Art Deco do edifício vizinho (Estação Sul e Sueste) e pelo projeto de azulejaria da responsabilidade de CAN RAN, finalista do Prémio Europeu de Espaço Público Urbano.

 

Foto: DR

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

« »